Google anuncia parceria com a Adecco em evento Global

Google - 06 de junho de 2019

4

 

Aconteceu na última quinta-feira (06) um dos eventos mais aguardados da Google no país. A multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos realizou no Memorial da América Latina, em São Paulo, o #GoogleForBrasil, uma solenidade anual em que são apresentadas as novidades, projetos e produtos da empresa para o Brasil.

Na ocasião foi apresentada a parceria que a empresa de tecnologia firmou com a Adecco através do programa “Cresça com o Google”, e a nova aposta da multinacional americana para fomentar o mercado de trabalho do setor no país: o Certificado Profissional de Suporte em TI. Este curso prepara alunos por cerca de oito meses até estarem aptos ao trabalho de nível básico em suporte de T.I.

O Google anunciou que o Certificado Profissional de Suporte em T.I. será desenvolvido pela empresa e obtido através do Coursera, plataforma de ensino on-line. Este programa integra o “Cresça com o Google”, iniciativa que visa ajudar brasileiros a obterem as habilidades digitais necessárias para encontrar um emprego. Para garantir o acesso ao programa, a empresa americana trabalhou com o Coursera para disponibilizar o curso a um preço reduzido no mercado local, cerca de US$ 39 por mês (R$ 151 na atual cotação). O material estará disponível a partir do dia 16 de setembro, e todo o conteúdo estará em português.

O Certificado Profissional de Suporte em TI oferece conteúdo relevante para o setor e é altamente interativo, além de contar com laboratórios práticos desenvolvidos por funcionários da Google que trabalham na área. O curso foi projetado com o objetivo de preparar os alunos para um trabalho de nível básico em suporte de TI em, aproximadamente, oito meses. Nenhum treinamento ou experiência anterior é necessário para dar inicio ao curso.

Como parte desse lançamento, a Google vai permitir a oferta de bolsas a mais de 2 mil pessoas no Brasil, graças a uma doação de R$ 4,5 milhões do Google.org, braço de filantropia do Google, à Junior Achievement Brasil (JA Brasil) para ajudar a comunidades carentes a terem acesso gratuito ao programa.

A JA Brasil vai se juntar a outras organizações de sociedade civil e entidades governamentais com o objetivo de identificar pessoas em grupos prioritários, incluindo jovens, pessoas desempregadas, mulheres e negros, em vários Estados do Brasil, e fornecendo a eles uma bolsa de estudos. Os selecionados pela JA Brasil também receberão capacitação em habilidades complementares para estarem mais preparados para o mercado de trabalho.

Segundo dados do Hays Journal, considerando o cenário global para os próximos 10 anos, mais de 90% de oportunidades de emprego terão como requisito que os candidatos tenham conhecimentos digitais. Outro dado interessante é que pessoas com esse tipo de competência no currículo serão quatro vezes mais atraentes para as empresas em comparação com pessoas sem esse conhecimento.

Além disso, a taxa de desemprego no Brasil está em 13% e a procura por profissionais especializados em TI vai chegar a 420 mil até 2024, de acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) no documento ICT Sector Report 2019.

Vale ressaltar que, de acordo com o índice de habilidades digitais apresentado no começo do ano pelo Google em pesquisa colaborativa com a McKinsey, o investimento em treinamento e desenvolvimento dessas habilidades pode acarretar em um aumento de R$70 bilhões no PIB do Brasil em 2025, correspondendo a um crescimento de 40% em renda.

Quando o aluno concluir o curso, ele poderá optar por compartilhar suas informações diretamente com grandes empregadores que aceitaram considerar esses novos profissionais para vagas em suporte de TI, entre elas estão: Adecco Group, Coca-Cola, Cognizant, Localiza, Magalu, Telhanorte, Tumelero e Rappi, entre outros.

“Está na genética do Grupo Adecco transformar o futuro do trabalho e como as pessoas trabalham tornando isso possível para todos. A parceria com o Google veio para juntos continuar construindo o futuro do trabalho por meio de um programa que, além de oferecer um futuro sólido para jovens e adultos, permite a inclusão em um mercado de trabalho tão competitivo.” – Ariel Gustavo Acosta, coordenador de Marketing e Comunicação do Adecco Group

“A colaboração e a inovação são dois de nossos valores na Saint-Gobain Distribuição. Estar em parceria com o Google no projeto Certificado Profissional de Suporte em TI é colocar em prática estes nossos valores, além de estar participando de uma iniciativa maravilhosa que nos traz uma possibilidade futura de novos talentos com visão diversa e que tragam diferencial para nossa organização.” – André Svartman, diretor de Marketing da Saint-Gobain Distribuição Brasil

A Adecco Brasil é a primeira operação nacional a fechar parceria com o Google neste projeto.

Confira fotos do evento:

2

3

5

6